o pessimista queixa-se do vento, o optimista espera que mude, o realista ajusta as velas.
William George Ward

3.2.15

Arquitetos à recepção 2

Ainda a obra não arrancou e as dúvidas já abundam por aqui.
primeiro o projeto e tudo o que  envolve construir uma casa.
as dúvidas à medida que vão aparecendo os primeiros desenhos vão desaparecendo.
porta aqui janela acolá, pode ser uma questão de gosto, legislação ou até aproveitamento para uma melhor aclimatização, digo eu.
morando numa terra para lá de fria, que o calor quando vem apesar de forte não me assusta, é preciso pensar na melhor forma de tornar a casa mais acolhedora em termos térmicos.
desde o melhor tipo de isolamento, o tipo de aquecimento, o material mais adequado é uma dor de cabeça, quanto mais opiniões se ouvem mais dúvidas existem.
As opiniões muitas vezes são condicionadas pelo material que o opinante fornecem o que ainda me leva a ficar com mais dúvidas.

Uma das dúvidas maiores neste momento é o uso de piso radiante ou uns simples radiadores de parede pelas divisões? Vantagens e desvantagens?
É que estamos muito para aí virados mas uma decisão destas  tem de ser muito ponderada.
Qual é a vossa opinião?

4 comentários:

  1. Sei o que estás a passar... tb nós construímos a nossa casa há 10 anos e claro que cometemos erros que hoje já não cometeríamos!!!
    O Aquecimento da casa foi uma das nossas maiores preocupações, porque sempre achámos que com bom isolamento e janelas bem geridas, ao calor conseguíamos dar a volta.
    Na altura optamos por uma lareira com recuperador a pellets para aquecer as salas e por acumuladores de calor electricos (tarifa bi-horária) para os quartos e corredor....Correu tudo mal!!!!
    Para a casa estar minimamente aceitável é necessário que os aquecimentos estejam todos a funcionar todos os dias(quartos só à noite, mas lareira o dia inteiro ligada!!!)
    Ora, nós trabalhamos fora, e agora trabalhamos fora do país.... quando fomos passar o Natal a Portugal, desistimos de ficar na nossa casa porque não se aguentava o frio!!
    Soluções para hoje.... acho o piso radiante, aquecido com água que por sua vez é aquecida com paineis solares, uma excelente opção.... mas atenção às áreas!!! Se houve lição que eu aprendi é que espaços demasiado grandes são muita giros mas custam uma fortuna para aquecer seja com que método for!!!

    Por isso, se estiverem a projectar uma sala pra aí com 30, 40 ou 50m2.... arranjem forma se a subdividirem para aquecerem só a zona onde estão!!!

    Espero ter ajudado....

    ResponderEliminar
  2. Oh pá... quem te fez o projeto de térmica não te aconselhou sobre isso? Eu não me sinto à vontade para opinar sobre isso. Acho que é muito específico da especialidade de térmica. Bons isolamentos, boas janelas, tudo ajuda. Não me tem passada nada pelas mãos com piso radiante... não sei mesmo ajudar.

    ResponderEliminar
  3. Apesar de não ser bem a área de um arquitecto, eu sou fã de piso radiante. A temperatura é bastante homogénea pelas divisões e, havendo crianças, é óptimo para poderem brincar no chão sem estarmos constantemente a achar que está frio. Ao nível de valores, não faço ideia nenhuma. Não sei qual compensará, quer na altura da construção, quer durante o dia-a-dia.
    Mas estou com a L.: boas caixilharias e bons isolamentos, sempre!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. obrigada pelos vossos conselhos,

    saudosa vou ter isso em conta

    L. tenho de ver o que diz no projeto confesso que não liguei muito....

    Inspired, concordo contigo, a temperatura deve ser mais homogénea com o piso radiante.

    ResponderEliminar